Admissão e alta Direitos e Deveres do Paciente Visitando um paciente Segurança do paciente Pré Check-in

Admissão e alta

Contamos com internações clínicas e cirúrgicas, em quartos privativos e semiprivativos.

As internações cirúrgicas compreendem todos os pacientes que realizam procedimentos no hospital (cirúrgico e ambulatorial) que necessitam de internação para acompanhamento após o procedimento. 

As internações clínicas podem ser decorrentes de um atendimento ambulatorial ou solicitadas pelo médico, onde o paciente se dirigirá ao hospital para internação.

O nosso objetivo é garantir um ambiente seguro, por meio de uma infraestrutura adequada e cuidado multiprofissional. Por isso, preparamos algumas instruções para ajudá-lo(a) em sua jornada de saúde.

Preparando-se para a admissão

O que devo trazer:

Documentos

  • Documento de identificação original com foto do paciente (RG e CPF). Caso o paciente seja menor de idade é preciso apresentar a certidão de nascimento
  • Exames realizados a pedido do médico
  • Cartão do convênio do paciente, caso possuir
  • Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Caso o procedimento seja realizado por meio de convênio, apresente a Guia de Autorização.*

*A Guia deve ser autorizada previamente no setor de autorizações do seu convênio.

Itens pessoais

  • Orientamos que traga somente os itens essenciais para o hospital
  • Evite trazer itens de maior valor, como eletrônicos e joias
  • Traga roupas confortáveis e calçados com solado antiderrapante

Durante sua estada em nosso hospital, disponibilizaremos em seu quarto um kit de higiene pessoal, roupão, toalhas e chinelos. Com exceção do kit de higiene bucal, todos os demais itens (roupão, toalhas e chinelos) devem ser devolvidos ao hospital após o uso.

Preparando-se para a cirurgia

Seu procedimento foi agendado pelo consultório médico. Com base nas informações concedidas pela secretaria do consultório, preparamos tudo para que seu atendimento seja tranquilo.

Pré check-in

Após recebermos as informações repassadas pelo consultório médico, nossa equipe realizará o contato para confirmar a data e o horário do procedimento cirúrgico e solicitará o preenchimento de um formulário on-line: o pré check-in.

O formulário visa agilizar o seu atendimento e deve ser preenchido com Informações pessoais do paciente (nome completo, estado civil, sexo, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai); Endereço (rua, número, CEP, bairro e Estado); Dados de contato (telefones e e-mail); Contato de emergência (nome completo e telefone); e Documentos de identificação (CPF, RG, cartão Unimed – se possuir e cartão do Sistema Único de Saúde – SUS).

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Jejum seguro

Consulte seu médico sobre a necessidade de jejum para o seu procedimento. Em caso de jejum, realize-o no período correto, estipulado pelo seu médico. Estar dentro do tempo adequado, conforme orientação médica evitará riscos à saúde.

Chegando ao Hospital

No dia agendado para o seu procedimento cirúrgico, reserve tempo suficiente para chegar ao hospital com antecedência de uma hora e meia para que seus dados sejam confirmados e sejam repassadas demais orientações pela equipe que organizou sua jornada.

Orientações de segurança

  • Orientamos que todos os pacientes compareçam ao hospital com um acompanhante
  • No dia do procedimento, não utilize cosméticos, como batom, base, pó ou esmalte. Caso suas unhas estejam pintadas, remova o esmalte antes de comparecer ao hospital
  • Não utilize joias ou adornos, como piercings, anéis, alianças, brincos, entre outros
  • Caso utilize prótese dentária, prótese auditiva e/ou lentes de contato, remova-os antes do procedimento e guarde em local apropriado. Será permitida a colocação destes itens somente após o procedimento
  • Traga medicamentos que toma continuamente. Em caso de suspensão do medicamento, consulte seu médico
  • Não permitimos a entrada de chimarrão, roupas de cama e banho no hospital

Confira todos os serviços de hotelaria disponíveis em nosso Hospital

Preparando-se para a alta

Ao final de sua jornada de saúde, certifique-se de que seu responsável e/ou acompanhante esteja ciente de sua alta, assim como dos cuidados necessários em sua pós-alta, repassados pela equipe multidisciplinar.

Saindo do Hospital

A equipe de profissionais de saúde informará a hora de sua alta. Após, caso deseje, oferecemos o serviço de alta humanizada, onde disponibilizamos uma profissional para realizar a maquiagem, cabelo, unhas e/ou barba, antes de sua saída do hospital. Este atendimento humanizado, visa fornecer a você uma experiência única de bem-estar.

Quando você estiver pronto para a alta, um(a) profissional irá acompanhá-lo(a) ao seu veículo (para sua segurança, será usada uma cadeira de rodas).

Avaliação do atendimento

Contamos com o aplicativo Safety4me. Por meio dele, você pode realizar feedbacks e avaliar o seu atendimento no hospital. 

O canal de comunicação pode ser utilizado durante ou após a sua internação, com o objetivo de tornar a experiência mais segura e satisfatória.

Esta parceria da Unimed com o aplicativo Safety4me – Segurança do Paciente, tem por finalidade educar e orientar os pacientes sobre os possíveis riscos de eventos adversos ocorridos durante a assistência à saúde, de forma interativa e gameficada, baseado nas 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente:

  1. Identificar corretamente o paciente
  2. Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde
  3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
  4. Assegurar cirurgia local de intervenção, procedimento e paciente corretos
  5. Higienizar as mãos para evitar infecções
  6. Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão

Realize a avaliação pelo link abaixo

Monitoramento pós-alta

Acompanhamos todos os pacientes que realizam procedimentos no Hospital Unimed após sua alta do ambiente hospitalar. O monitoramento é realizado pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) tanto em pacientes que realizaram procedimentos cirúrgicos quanto ambulatoriais.

Este contato entre o paciente e a equipe de enfermagem, visa identificar através de um questionário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se a cicatrização do paciente está adequada, se o mesmo recebeu as informações e/ou orientações adequadas para seu reestabelecimento e se ainda há dúvidas sobre o tratamento.

Contato: (54) 3520.6100 – Ramal 6117

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