Hospital Unimed Erechim passa a realizar cirurgias de maior complexidade

O Hospital Unimed Erechim realizou, pela primeira vez, uma cirurgia de remoção parcial do fígado (hepatectomia). O procedimento oncológico ocorreu no dia 25 de fevereiro e foi conduzido pelos médicos Paulo Roberto Reichert e Cezar Luiz Assoni. A paciente, de 52 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira, 28.

 A hepatectomia é realizada em casos de tratamento de cistos, nódulos ou tumores primários do fígado (que começam no próprio órgão) e secundário ou metastático (tumores com origem em outro órgão, que ao evoluir, atingem também o fígado), conforme explica o cirurgião Paulo Roberto Reichert, doutor em cirurgia do aparelho digestivo e chefe da equipe de Transplante Hepático do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. 

O fígado é a maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humano (o maior é a pele). Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número estimado de casos novos de câncer de fígado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 10.700 casos, sendo 6.390 em homens e 4.310 em mulheres.

 Segundo o cirurgião vascular Cezar Luiz Assoni, o diagnóstico precoce é crucial. “O diagnóstico é realizado por imagem, uma ecografia que pode definir se a pessoa tem um nódulo no fígado ou não. Se for constatada a presença do nódulo, realizamos uma investigação e analisamos o tempo, tamanho e condições deste nódulo”, explica. 

Na cirurgia, os médicos Paulo Roberto Reichert e Cezar Luiz Assoni, contaram com o suporte dos anestesiologistas Anderson Meneghnini Capra e Luiz Felipe Barreneche Leães; enfermeira Fabiane Tonel; técnica de enfermagem e instrumentadora cirúrgica Cibeli Mezalira; técnica de enfermagem e circulante da sala Eliane Gasparin.

Para o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, a cirurgia mostra a capacidade da realização de procedimentos de alta complexidade no Hospital Unimed Erechim. “O Hospital Unimed está preparado para sediar cada vez mais procedimentos de alta complexidade. A hepatectomia é uma cirurgia de grande porte e evidencia o nosso compromisso tanto com a segurança do paciente quanto do médico, antes, durante e após o procedimento cirúrgico”, enfatiza.

Compartilhe essa notícia
Abrir bate-papo
Hospital Unimed Erechim
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo