Hospital Unimed Erechim implanta Time de Resposta Rápida

Sistema amplia a segurança no ambiente hospitalar, reduzindo taxas de parada cardiorrespiratória e mortalidade. Instituição é a primeira do município a adotar o método

Está em funcionamento no Hospital Unimed Erechim o Time de Resposta Rápida (TRR). Trata-se de um método para atendimento imediato e efetivo de pacientes em intercorrências agudas e graves. A abordagem de especialistas de diferentes áreas é capaz de reduzir ocorrências de paradas cardiorrespiratórias e mortalidade. Em caso de necessidade, a equipe é acionada por meio de sete centrais de alarmes, que funcionam 24 horas por dia.

A enfermeira coordenadora do Centro de Terapia Intensiva, Gislaine Marinho Cardoso, e a coordenadora Assistencial, Cristiane Macioroski, foram as responsáveis pela idealização do Time de Resposta Rápida. “Durante um plantão, percebi a necessidade de criação deste serviço e a importância do treinamento dos profissionais. Comecei a pesquisar sobre o tema em abril de 2022 e, neste ano, após a aprovação, construímos nossa primeira instrução de trabalho”, relata Gislaine.

A operacionalização do sistema de alarmes ficou sob responsabilidade do especialista em engenharia clínica, Dolcimar Ronsoni. “Assim que o alarme soa, os profissionais verificam o local onde a luz vermelha está ligada e se deslocam até o ponto para atendimento”, explica.

A intervenção rápida da equipe é determinante para a prevenção de complicações futuras ao paciente, segundo a médica intensivista e responsável pelo Centro de Terapia Intensiva, Dra. Caroline Ronsoni Schneider.

Para tanto, o treinamento da equipe é fundamental, conforme explica o Diretor Técnico do Hospital Unimed, Dr. Célio Fahl. “A parada cardiorrespiratória é um dos principais problemas na Medicina. E como agir em um momento desses com qualidade e agilidade, que são coisas diferentes? O treinamento permite um trabalho otimizado, coordenado, rápido e eficiente. E o importante é que essa equipe multidisciplinar acaba sendo preparada não só para intercorrências no Hospital Unimed e sim em qualquer lugar”, enfatiza.

A CEO do Hospital Unimed, Alessandra Sonda, avalia a implantação do TRR como mais um importante passo na consolidação de um hospital referência em práticas de segurança do paciente. “Tudo o que fazemos está voltado para a qualidade assistencial. Nosso compromisso é garantir que os médicos e enfermeiros possam oferecer o melhor cuidado aos pacientes, fazendo com que os familiares também se sintam mais seguros e tranquilos”, afirma.

O presidente da Unimed Erechim, Dr. Luiz Felipe Barreneche Leães, explica que esse propósito se concretiza por meio da qualificação permanente dos serviços oferecidos. “Um dos principais indicadores de qualidade assistencial é a redução da taxa de mortalidade intra-hospitalar e o Time de Resposta Rápida é fundamental para a melhora destes índices. Os desafios vão desde a redução do tempo de espera pelo atendimento até a minimização dos riscos de complicações. Ou seja, tudo converge para uma maior segurança do paciente”, enfatiza.

A composição do TRR aconteceu no dia 15 de junho, com a apresentação dos objetivos, sinais de alertas, fluxos e escalas. Em Erechim, o Hospital Unimed é o primeiro a contar com o Time de Resposta Rápida.

Compartilhe essa notícia
Abrir bate-papo
Hospital Unimed Erechim
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo