Cirurgia inédita no Estado é realizada no Hospital Unimed Erechim

Procedimento foi conduzido pelo médico ortopedista e traumatologista Patrick Rech Ramos

O Hospital Unimed Erechim realizou, no dia 18 de julho, a primeira cirurgia de artroplastia trapézio-metacarpiana com prótese MAÏA. O procedimento, inédito no Rio Grande do Sul, foi realizado em uma paciente de 66 anos diagnosticada com rizartrose.

Conforme o médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia de mão, Patrick Rech Ramos, a artrose da base do polegar acontece de diversas maneiras, entre elas, devido ao trabalho manual por longo período de tempo. “O desgaste afeta a articulação responsável pela transmissão da força do polegar para a mão”, explica.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM), a rizartrose (artrose trapézio-metacárpica) causa inflamação, rigidez, deformidade e destruição das articulações. Entre seus principais sintomas estão dores na base do polegar, perda da força para pegar objetos, abrir fechaduras e escrever.

“Utilizamos o modelo mais atual de prótese. A colocação foi indicada porque a paciente sentia dores nas mãos e tinha mobilidade reduzida, tendo dificuldades em conseguir pegar objetos com a mão em forma de pinça, isso tudo acontecia por conta do desgaste do polegar. A recuperação é mais rápida do que os outros procedimentos, já que o paciente consegue mobilizar a mão mais rapidamente e retornar as atividades diárias precocemente”, explica o médico.

A cirurgia substitui as articulações naturais comprometidas por uma prótese. Entre os principais benefícios do implante de titânio estão o alívio da dor e retorno na execução de tarefas diárias que necessitem de força no polegar.

A equipe que realizou a cirurgia foi composta pelo cirurgião principal, médico Patrick Rech Ramos; o auxiliar e médico Amauri João Orso Júnior; o médico anestesiologista André Rigo; a enfermeira Fabiane Tonel; as instrumentadoras cirúrgicas Raquel Cima Coguetto e Gesiane de Oliveira; o técnico em radiologia Fabrício Borelli Genatti; além dos representantes da empresa Hospitália Cirúrgica – RS: Alcides Espindola, Alessandro Santa Catarina, Julcimar Da Rosa Silva e Wagner Boeira da Silva.

Compartilhe essa notícia
Abrir bate-papo
Hospital Unimed Erechim
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo